Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.

Registro MEC e Portaria da criação do curso;


GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA COACH

– A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS;
Definir e contextuar a moderna GP, consequências de ambientes dinâmicos e competitivos para a GP; o papel e a importância das pessoas nas atuais organizações; as relações de ganha/ganha; as pessoas como parceiras das organizações; aspectos fundamentais da nova GP e os processos da GP. GP como uma área interdisciplinar; visão sistêmica dos processos de GP; processo de provisão de pessoas; agregando pessoas; orientação de pessoas.

– CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL;
Conceito de cultura e clima organizacional; importância da cultura organizacional; cultura organizacional brasileira; gestão de cultura; conceito de clima organizacional; conceito de identidade organizacional; conceito de poder; processos de mudanças organizacionais; estratégias de mudança de cultura organizacional; relações de poder nas organizações.

– ETIQUETA PROFISSIONAL;
O papel social do indivíduo; etiqueta como consequência de atitudes educadas, éticas elegantes no contexto pessoal, social, profissional e organizacional; etiqueta social e profissional; comunicação eficaz; empatia, saber ouvir; etiqueta em família, no trabalho, em meios eletrônicos e internacional; gafes e fofocas; código visual; regras gerais de etiqueta.

– NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS;
Aplicação dos conceitos da inteligência emocional nas relações profissionais, reduzindo o stress, aumentando a satisfação, e eficiência e competitividade. Negociações – conceitos básicos. Conflitos. Estilos de negociações. Uso dos estilos na solução de conflitos. Etapas da negociação.

– COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL;
Evolução e abrangência da comunicação organizacional; ferramentas e canais de comunicação interna; elementos da comunicação interpessoal – feedback, comunicação oral, gestos, postura, olhar e voz; marketing pessoal; marketing de relacionamento; comunicação institucional; comunicação de marketing.

– PROCESSO MOTIVACIONAL
Conceitos básicos de motivação; teorias clássicas de motivação; teorias contemporâneas de motivação; teorias motivacionais e limitações culturais; motivação – dos conceitos às aplicações.

– CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO;
O contexto organizacional competitivo; a importância da criatividade e da inovação; conceitos, fundamentos e características dos processos de criatividade e inovação; bloqueios e facilitadores ao processo de criar e inovar; técnicas e estratégias de criatividade; mudanças organizacionais; a organização que aprende; cultura de inovação; a inovação como um processo de gestão.

– LIDERANÇA COACHING;
O líder e a liderança; o papel e as principais qualidades do líder, liderança eficaz, teorias sobre liderança; mitos da liderança; novas realidades da liderança, administração do tempo, delegação; resiliência; empreendedorismo; introdução a coaching; liderança a coaching, ferramentas de coaching aplicadas a liderança.

– PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS;
GP como uma área interdisciplinar; visão sistêmica dos processos de GP; processo de desenvolvimento de pessoas; aprendizagem organizacional; organizações que aprendem; condições ambientais e psicológicas de trabalho; relações com empregados; higiene, segurança e qualidade de vida; sistemas de informações gerenciais para a tomada de decisões; controle e monitoramento dos resultados de gestão.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA;
Ementa: Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional.